top of page
Buscar

Está em uso de Wegovy ou Mounjaro e sente enjôos frequentemente? Entenda porque isso acontece e como evitar sintomas indesejados!

  • Foto do escritor: Jéssica Benedet Fogaça
    Jéssica Benedet Fogaça
  • 14 de set.
  • 2 min de leitura

Os medicamentos da classe de análogos do GLP-1 como Wegovy e Mounjaro revolucionaram os resultados de perda de peso e melhora metabólica no tratamento da obesidade. Porém, como todo tratamento, podem ocorrer alguns efeitos colaterais indesejados.


Frequentemente em meu consultório os pacientes chegam em uso de medicações como Wegovy ou Mounjaro e queixam-se dos efeitos de náusea/vômitos, efeito esse que inclusive pode ser motivo de abandono de tratamento.


Mas o que são os análogos de GLP-1 e como agem?


O GLP-1 é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso intestino. Ele tem várias funções, entre elas:

• Ajudar no controle da fome e da saciedade.

• Regular a liberação de insulina.

• Diminuir o esvaziamento do estômago.


Os medicamentos análogos de GLP-1, como o Wegovy e Mounjaro imitam a ação desse hormônio. Na prática, isso faz com que a pessoa sinta menos fome e se satisfaça com menos comida.

Em contrapartida, esse retardo do esvaziamento gástrico faz com que a comida fique parada mais tempo no estômago, e daí podem surgir os sintomas indesejados como náusea, esticamento abdominal, azia e em alguns casos até mesmo vômitos.


A boa notícia é que esses sintomas geralmente ocorrem no início do tratamento - a chamada fase de adaptação, e tende a melhorar com o tempo. Além disso, podemos lançar mão de algumas estratégias para ameniza-los:


1. Coma devagar e em pequenas quantidades. O estômago está esvaziando mais lentamente, portanto refeições grandes e rápidas podem aumentar o desconforto.

2. Evite alimentos muito gordurosos ou pesados. Eles demoram ainda mais para serem digeridos e pioram e MUITO os sintomas de enjoo.

3. Mantenha-se hidratado. Pequenos goles de água ao longo do dia ajudam a aliviar a sensação de náusea.

4. Fracione as refeições. Prefira comer mais vezes ao dia, em menores porções.

5. Ajustes de dose podem ser necessários. Caso ainda assim apresente algum sintoma indesejado, é importante conversar com seu médico para possíveis ajustes de dosagens.


O enjoo é um efeito colateral comum do uso dessa classe de medicamentos, mas na maioria dos casos é temporário e pode ser amenizado com estratégias simples.

E lembre-se: não interrompa o tratamento por conta própria. Contar com um acompanhamento médico será fundamental para garantir a segurança do seu tratamento!

Essa fase pode ser vivida com mais tranquilidade e eficácia quando você está bem acompanhada.


Se você tem dúvidas ou está em uso dessas medicações, eu posso te ajudar!

 
 
 

Comentários


bottom of page